Notícias

Deputado de Pernambuco solicita apoio de Ivana para a implantação de projetos
Publicada no dia 11/06/2019 às 08h31

Pioneira na implantação de Entrepostos Frigoríficos, o estado da Bahia é um exemplo de sucesso que chamou à atenção do deputado estadual de Pernambuco, Diogo Moraes. Pensando em levar esse projeto para o estado, o parlamentar solicitou à deputada Ivana Bastos apoio, bem como a intermediação com órgãos do Governo da Bahia para tratar do tema. Moraes foi recebido pela deputada nesta segunda-feira (10), que também discutiram outros assuntos.

Preocupada em garantir que a população de Pernambuco receba carne inspecionada, Ivana Bastos não exitou em contribuir para a implantação dos serviços no estado. “Sou uma parlamentar da Bahia, mas se podemos trabalhar por mais estados do Brasil, vamos fazer isso com muito empenho. Tive o prazer de conhecer o deputado, através da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a Unale, e esse é o objetivo da entidade: trocar experiências exitosas e trabalhar em conjunto para o fortalecimento dos estados”, contou a deputada.

A agenda de trabalho foi iniciada em uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal. O chefe do legislativo baiano se colocou à disposição para tratar do tema na Casa e contribuir com as questões.

Logo em seguida, Ivana Bastos e Diogo Moraes se reuniram com o secretário de Agricultura do Estado, Lucas Costa, e técnicos do órgão. Na ocasião, dois pontos importantes foram discutidos: a implantação de Entrepostos Frigoríficos e a proposta de unificação do combate à mosca-das-frutas no Vale do São Francisco.

 

Entrepostos Frigoríficos

Um dos mais importantes programas para o desenvolvimento da agropecuária no Bahia, a implantação de Entrepostos Frigoríficos foi iniciado em 2011 e funciona com sucesso até então. O sistema consiste em levar as carcaças dos frigoríficos para os entrepostos, onde é realizada a desossa, separando o tipo de carne de acordo com as necessidades de cada região. Em seguida, a carne é levada de forma adequada para os balcões frigoríficos para a comercialização.

“Pernambuco está enfrentando um problema grave no transporte e armazenamento adequado da carne bovina e caprina. Essa é uma questão que fere a população como um todo. Pesquisamos, e vimos que a Bahia oferece a opção dos Entrepostos Frigoríficos, os quais controla o manuseio da carne desde o abate até a comercialização”, comentou o deputado pernambucano.

O secretário solicitou ao deputado que seja feito um levantamento da quantidade de frigoríficos no estado e o raio de atuação para que seja realizado um estudo adequado de como implantar o projeto em Pernambuco. “A secretaria tem todo interesse em ajudar na regionalização do abate, bem como na construção das plantas que serão implantadas”, ressaltou o gestor da pasta.

Para a parlamentar, a iniciativa responde a uma questão de saúde pública grave no estado. “O deputado Diogo Moraes está de parabéns por vir aqui na Bahia buscar as informações do projeto para apresentar ao Governo de Pernambuco e, através de um trabalho em conjunto, diminuir um problema que afeta toda a população”, destacou a deputada.

 

Combate à mosca frutíferas

Durante a reunião na Seagri, também foi discutido a proposta de unificação do combate à mosca-das-frutas no Vale do São Francisco. “Esse é outro problema que precisamos solucionar, pois o Vale o São Francisco é responsável por 90% da produção da manga e 98% das uvas exportadas pelo Brasil. Essa exportação está em risco por conta desses gargalos”, contou o secretário.

Segundo Ivana, é essencial um trabalho em coletivo para solucionar o problema na região. “A produção de frutas no Vale do São Francisco gera empregos e renda para a população e está sendo ameaçada devido a essa questão. Precisamos trabalhar em equipe em todos os estados afetados pela mosca para não perder esse importante instrumento econômico”, afirmou.

Como resultado da agenda, foi estabelecido um encontro na Assembleia Legislativa de Pernambuco, com data prevista para 11 de julho, para que os Governos da Bahia e de Pernambuco trabalhem a implantação do projeto dos entrepostos e o combate à mosca-das-frutas.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias

Gabinete da Deputada:
Centro Administrativo da Bahia (CAB) - Palácio Dep. Luis Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab. 306

Tel: (71) 3115-4051
E-mail: contato@deputadaivanabastos.com.br
2011 - 2019. Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital