Releases - Discurso

 

5ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 23 de fevereiro de 2011.

 

A Srª IVANA BASTOS:- Srª Presidente, Srs. Deputados, Srªs Deputadas, pessoal das Galerias Paulo Jackson, imprensa local, quero usar esta tribuna para dar parabéns e ler uma moção de votos de congratulações ao município de Iuiú. Um município próspero e importante da região de Guanambi, que tem as melhores terras da Bahia. As terras de Iuiú já foram comparadas com as terras da Argentina. Esse município tem um povo trabalhador, um prefeito dinâmico e amanhã, dia 24, estará festejando seus 22 anos de emancipação política.

(Lê) “A localidade de Iuiú era vinculada ao município de Carinhanha, quando em 1931, o município de Malhada desmembrou-se deste, anexando também o então povoado de Iuiú. Sua emancipação político-administrativa ocorreu em 24 de fevereiro de 1989, através da Lei Estadual no 4.833, publicada no Diário Oficial em 26 de fevereiro do mesmo ano, quando se desmembrou do município de Malhada.

A economia iniciada com a criação de gado e extrativismo iniciou nos anos 70 seu segundo ciclo econômico. Dessa vez, a monocultura do algodão herbário fora responsável pelo desenvolvimento daquela região, alcançando picos de produção na década de 80. No início dos anos 90, a praga do bicudo reduziu substancialmente a produção, sendo quase extinta.

Atualmente, há novamente um recrudescimento dessa lavoura, só que, desta vez, associado a outras culturas, como o feijão e o milho, além da criação de gado leiteiro e de corte. Com essa diversificação, há um risco menor da produção agrícola local ser atingida por novas pragas, preservando os empregos e a renda dos produtores.

A gestão do prefeito Reinaldo Góes tem auxiliado bastante no desenvolvimento de novos instrumentos que consigam manter uma regularidade no crescimento, preparando o município para os desafios futuros, realizando obras importantes, principalmente aquelas estruturantes como melhoria dos acessos da Zona Rural e saneamento básico, entre outras.

No momento, uma das principais reivindicações do prefeito e dos iuiuenses é a recuperação da BA-160, que liga o entroncamento da BR-030 até a sede do município. Para tanto, protocolamos nesta Casa indicação dirigida ao governador Wagner solicitando a recuperação desse importante acesso. Além disso, estivemos em audiência com o secretário de Infraestrutura, Vice-Governador Otto Alencar, onde solicitamos também essas obras de recuperação daquela via.

Dessa forma, externamos as nossas congratulações ao povo trabalhador e hospitaleiro de Iuiu, colocando o nosso mandato a inteira disposição da população, do prefeito Reinaldo Góes e da Câmara de Vereadores local.

Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e ao diretório municipal do PMDB, além dos meios de comunicação da região.”

Muito obrigada.

(Não foi revisto pela oradora.)


Gabinete da Deputada:
Centro Administrativo da Bahia (CAB) - Palácio Dep. Luis Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab. 306

Tel: (71) 3115-4051
E-mail: contato@deputadaivanabastos.com.br
2011 - 2020. Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital