A Comissão Especial da Assembleia Legislativa sobre a Ferrovia Oeste Leste/Porto Sul, será presidida pela deputada Ivana Bastos. Na sua instalação, dia 1º de março, foram eleitos o presidente e vice-presidente por unanimidade dos presentes.
O Complexo Intermodal, que integra o Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste e o aeroporto internacional de Ilhéus, envolve recursos estimados em R$ 6 bilhões e tem recebido críticas de grupos ambientalistas, que alertam para o grande impacto ambiental que poderá causar na Ponta do Tulha, local onde está prevista a construção do porto. O governador Jaques Wagner, em diversos momentos, tem assegurado que as obras seguem à risca as normas de proteção ambiental, e que tais projetos devem ser agilizados pois são essenciais para um novo e grande ciclo de desenvolvimento do estado.
A deputada Ivana Bastos, atenta a premência que tem para a Bahia o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste, e em consonância com os primeiros debates do colegiado, já expediu ofícios a diversos órgãos, a fim de coletar informações que vão dar subsídios aos trabalhos da comissão. “A comissão do Porto Sul, abre a todos os baianos um novo caminho, o caminho da transparência para o desenvolvimento”, afirmou a deputada na abertura dos trabalhos.