A Comissão Especial do Complexo Intermodal e da Ferrovia da Integração Oeste-Leste/Porto Sul aprovou um plano de trabalho para o primeiro semestre deste ano. A primeira audiência será realizada em 30 de março, em parceria com a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. No encontro, representantes da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária e outros do Governo da Bahia vão apresentar o projeto da ferrovia e do porto.
Antes da aprovação do plano, a presidente da comissão, deputada Ivana Bastos, informou aos demais integrantes do colegiado algumas medidas que já foram tomadas, a exemplo do envio do ofício dando ciência da instalação da comissão ao governador Jaques Wagner. A presidente também já pediu relatórios, pareceres e medidas relativas à ferrovia e ao Porto Sul às secretarias da Indústria Naval, Meio Ambiente e da Infraestrutura, além da Procuradoria da República na Bahia e ao superintendente do Ibama.
Pelo plano aprovado, grande parte das audiências da Comissão Especial do Complexo Intermodal e da Ferrovia da Integração Oeste-Leste/Porto Sul acontecerá no interior do estado. Foi aprovada a realização de audiências públicas nas regiões sudoeste, sul e oeste baiano. Nos encontros, os deputados debaterão com a sociedade, órgãos públicos, movimentos sociais e ambientais da região.
Na Assembleia, estão programadas audiências para ouvir representantes do Ibama, dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, além das empresas responsáveis pela execução da obra – a Valec Construções e Ferrovias S/A e o complexo da Bahia Mineração. No próximo encontro, os integrantes do colegiado poderão sugerir outras atividades para serem realizadas no primeiro semestre deste ano.