Para o desenvolvimento da sessão, os deputados indicaram as homenageadas e a deputada Ivana Bastos estava visivelmente emocionada ao apresentar num discurso a sua homenageada, Lúcia Helena, Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia e Primeira Dama do Município de Palmas de Monte Alto.
“Para se fazer justiça, a essa mulher que é uma das mais atuantes do meio, mentora de um conjunto de ações altamente edificantes garantidas através da sua missão como Promotora, que desenvolve ações como o reconhecimento e Ações de Investigação de Paternidade; Promoção de acordos de alimento; marcação de exames de DNA; abertura, retificação ou anulação de registros civis, além de outros tantos atendimentos, que fazem parte do cotidiano dessa mulher valorosa, que além de Promotora de Justiça, é Coordenadora do Núcleo de Promoção da Paternidade responsável (NUPAR)”, afirmou Ivana.
Na Biografia da Homenageada, uma rica trajetória. Lúcia Helena é diplomada pela Faculdade Metropolitana Unidas de São Paulo; ingressou no Ministério Público da Bahia em 1984, tendo exercido suas funções nos municípios de Palmas de Monte Alto, Caetité e Guanambi, onde foi coordenadora regional; além de Ilhéus, Vitória da Conquista e Salvador, onde trabalha atualmente. Também foi vereadora na cidade de Ubatã e Coordenadora do Centro Operacional de Apoio a Promotorias de Justiça Cíveis do Ministério Público Baiano.
Com riqueza de detalhes a deputada Ivana Bastos citou em seu discurso, números do NUPAR, núcleo dirigido pela promotora, que revelam a grandeza e a relevância social desse seu trabalho. Consta que só no ano de 2010, o núcleo fez 7.307 atendimentos, com 2.243 reconhecimentos de paternidade, 427 acordos de alimentos, 825 marcações de DNA, 03 audiências públicas, 07 ações do Programa “ O Ministério Público vai ás ruas”, 250 investigações de paternidade, dentre outras ações.
Ivana Bastos citou ainda a redução significante do número de crianças e adolescentes do Estado da Bahia sem registros de nascimentos; graças a aquisição de uma cota para realização de exames de DNA gratuitos.
“É por essa contribuição generosa, competente e humana para consolidar o legítimo direito das crianças e adolescentes, de saber a verdade sobre sua paternidade, como o direito à própria cidadania, que propomos essa singela homenagem a nossa querida Lúcia Helena Ribeiro Cruz, mãe, avó e amiga; digna promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, neste momento que comemoramos o Dia Internacional da Mulher”, concluiu a deputada.