A Comissão Especial do Complexo Intermodal e da Ferrovia da Integração Oeste Leste/Porto Sul reuniu-se, hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa, com Antônio Alberto Valença, que representou o secretário de Planejamento do Estado da Bahia, Zezéu Ribeiro. Na ocasião, foram debatidos os posicionamentos e estratégias do Governo em relação aos projetos.
Segundo Antônio Valença, a criação do Complexo Intermodal, que abrange a Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul, é um importante projeto estruturante e estratégico do Governo Estadual para promover uma descentralização espacial da atividade econômica da Bahia, que está concentrada principalmente na Região Metropolitana de Salvador.
“Há mais de 50 anos a Bahia não investe em ferrovias, e esse projeto representa a retomada do modal ferroviário no Estado, principalmente porque a obra não será apenas um ramal ferroviário, mas estará integrada à malha ferroviária nacional”, completou.
Audiência - Durante a reunião, a Comissão também aprovou, por unanimidade, a decisão formal de solicitação de audiência com o governador Jaques Wagner para debater medidas e ações para evitar a paralisação das obras da ferrovia.
A preocupação surgiu depois que a Comissão, presidida pela deputada Ivana Bastos, tomou conhecimento da Nota Técnica Nº 05/2011, do Ibama, que recomenda a não continuidade do procedimento de licença ambiental para as obras nos Lotes 05, 06 e 07 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), localizados respectivamente nos municípios de Caetité, Guanambi e Bom Jesus da Lapa; Correntina e Santa Maria da Vitória; e Barreiras.
A presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos, mostrou-se preocupada com a recomendação do Ibama e defendeu uma integração de forças na luta pela continuidade das obras e da conclusão do projeto. “Precisamos entender que a construção da ferrovia e do Porto Sul não é um projeto apenas de uma região ou de um município, mas sim de toda a Bahia, justamente pela transformação econômica e social que proporcionará às regiões contempladas e consequentemente ao Estado”
Participação - Além de deputados, também estiveram presentes à reunião o representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Kléber Paulistano, a Vereadora do município de Correntina, Vanulzia Dias, o vice-presidente da Bahia Mineração (BAMIN), Cloves Torres, o geólogo João Cavalcanti, além de representantes do Grupo Votorantim.