O Diário Oficial do Estado publicou hoje uma matéria sobre a Moção de Congratulações feita pela deputada Ivana Bastos ao município de Brumado, que completou no dia 11 de junho 134 anos de emancipação política e administrativa.
Leia abaixo a matéria completa:
Ivana Bastos parabeniza Brumado
O município de Brumado teve origem nos que desbravavam a região do Sudoeste baiano à procura de ouro e outros metais preciosos. "A região era caminho dos tropeiros e garimpeiros das minas do Rio de Contas para as Minas Gerais. Ali era a foz do Rio do Antônio, lugar de descanso e de muito trabalho para os desbravadores e garimpeiros", relatou a deputada Ivana Bastos (PMDB), em moção na qual se congratulou com a população do município.
De acordo com a parlamentar, com passar dos anos, no local formou-se uma aglomeração que passou a se chamar povoado de Bom Jesus dos Meiras, em homenagem ao seu último proprietário. "Em 11 de junho de 1877, Bom Jesus dos Meiras desmembrou-se politicamente de Caetité, com a Lei Provincial nº1756, ocorrendo a elevação para vila e com a criação do município. O autor do projeto foi o deputado provincial Dr. Marcolino Moura", observou ela no documento.
Ivana Bastos ainda que, atualmente, Brumado é um dos municípios mais promissores da Região Sudoeste. "Ali temos a Magnesita, que há mais de quatro décadas gera emprego e desenvolvimento à região; a Cimpor que fabrica cimento está a todo vapor, já com projeto de expansão de produção e de suas instalações".
Para ela, a chegada da Ferrovia Leste-Oeste (FIOL) naquela região e no município de Brumado vai "fechar com chave de ouro um ciclo produtivo com ótimas perspectivas de um futuro econômico e social brilhante e promissor, transformando e melhorando a vida dos brumadenses". (Diário Oficial do Estado da Bahia)