Em reunião realizada nessa quarta-feira, dia 24, a Comissão do Complexo Intermodal da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul decidiu pelo adiamento do seminário que seria realizado em Ilhéus no dia 7 de outubro. O adiamento foi proposto pela presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos, após informações de que a Casa Civil deverá realizar em Ilhéus, também em outubro, a audiência pública de consulta obrigatória sobre a licença ambiental para o Porto Sul.
Durante a reunião da Comissão a deputada também participou ao demais integrantes todos os itens debatidos durante a audiência realizada no dia 18 de agosto no Ministério dos Transportes, em Brasília. A deputada informou que o ministro Paulo Sérgio Passos mostrou-se comprometido em acompanhar a execução do projeto da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul.
O ministro também afirmou, durante a audiência, que o projeto executivo da Fiol, que inclui a previsão de gastos reais com a obra, deverá ser concluído e entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o dia 25 de outubro. Outra informação divulgada é que a liberação das obras nos lotes 5, 6 e 7, que inclui Guanambi, Bom Jesus da Lapa e região, deverá ser feita até o final do ano, de forma gradativa.
Neste sentido, o ministério firmou compromisso com a Bahia para que as obras possam ser liberadas em trechos dentro de cada lote, mantendo uma margem de segurança para maiores estudos e evitando que tais lotes fiquem totalmente paralisados.
Estiveram presentes na audiência em Brasília o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, os senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, os deputados federais Nelson Pellegrino e José Carlos Araújo, e os deputados estaduais que compõem a Comissão do Porto Sul, Ivana Bastos e Cláudia Oliveira, além dos deputados Gildásio Penedo e Ângela Souza.