Em audiência realizada nessa quinta-feira, dia 25, com o presidente da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro Filho, a deputada Ivana Bastos reiterou pedidos de perfuração de poços artesianos em diversos municípios da região sudoeste.
Acompanhada do prefeito de Rio do Antônio, Antônio Oliveira Novais, conhecido como Zico, a deputada solicitou a instalação de um poço artesiano na localidade de Guará, sendo que o poço já está perfurado. O presidente da Cerb informou que o técnico do órgão visitará a comunidade, amanhã, dia 26, para realizar uma segunda análise da água encontrada no poço, já que a primeira indicou a presença de um nível elevado de nitrato, o que impossibilitaria a implantação do poço por ser uma substância cancerígena. Para Rio do Antônio a deputada também solicitou a perfuração de um poço na localidade de Oliveira, sendo que esse poço já está locado pela Cerb e irá beneficiar 25 famílias.
Lagoa Real – Para o município Ivana Bastos solicitou a realização de uma revisão no poço artesiano na localidade de Quebradas, cuja vazão não está sendo mais suficiente para o abastecimento das comunidades de Barrinha, Competência, Lagoa Grande e Quebrada. Ainda segundo o presidente da Cerb, o técnico também visitará as comunidades de Riachão e Lagoa do Miguel, em Lagoa Real, para analisar as demandas relacionadas ao pedido de ampliação do sistema de abastecimento de água das localidades.
Pindaí - A deputada também reiterou a solicitação da perfuração de um poço artesiano na comunidade de Feliciana, em Pindaí, ou ampliação do sistema já existente na região para atender à referida comunidade. Também foi protocolado o pleito de instalação de poço artesiano feito pela Associação Comunitária dos Moradores da Colônia dos Pereira, na Fazenda Ladeira, que atenderá cerca de 20 famílias.
Iuiu - Já para o município de Iuiu, a deputada encaminhou o pedido feito pelo vereador Gildésio Rego, relativo à perfuração de um poço artesiano na localidade de Lagoa do Elpídio, beneficiando 30 famílias.
Igaporã – A deputada Ivana Bastos também deu uma atenção especial aos pleitos do município de Igaporã, dentre eles a perfuração de poço artesiano na comunidade de Curral Fácil, que é composta de 19 famílias, perfuração de poço na localidade de Sítio, que tem 20 famílias e ampliação do sistema de abastecimento de água da localidade de Veredinha, composta por 30 famílias.
Candiba – Para Candiba, a deputada reiterou a solicitação de perfuração de poço artesiano na Fazenda Salinas do Angico, pleito da vereadora Maria Eva dos Santos Trindade, que beneficiará 28 famílias. A deputada também reiterou o pleito do vereador Manoel Messias, referente à perfuração de poço artesiano na Fazenda Palmeiras, composta por 26 famílias.
Guanambi – Para o município de Guanambi a deputada reiterou o pedido de instalação de poço artesiano na comunidade de Lajedinho. Lá a primeira análise da água acusou a presença de nitrato e na segunda a qualidade da água foi considerada apropriada para consumo. A parlamentar também solicitou a implantação do sistema de abastecimento de água da localidade, no valor estimado de 136 mil, conforme levantamento feito por técnicos da Cerb.