O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no dia 20 de setembro, o título de Doutor Horonis Causa concedido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Durante a solenidade, realizada no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, o ex-presidente lembrou os dados que evidenciam o crescimento dos investimentos em educação, principalmente no ensino superior, feitas durante o seus oito anos de governo.
Esse é o sexto título concedido à Lula, desde que deixou a Presidência da República. O título é concedido a pessoas eminentes, que tenham se destacado em áreas como artes, ciências ou causas humanitárias. O Conselho Universitário da Ufba decidiu pela outorga do título em 30 de outubro de 2002, três dias após a conquista do seu primeiro mandato como presidente. A proposta foi feita pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
A solenidade foi presidida pela reitora Dora Leal Rosa, e entre os presentes estavam o governador Jaques Wagner, o prefeito João Henrique, além de secretários de estado, deputados federais e estaduais, dentre eles a deputada Ivana Bastos, prefeitos e outras autoridades.
Ao agradecer o título, Lula dedicou o diploma a todos aqueles que contribuíram para a melhoria do ensino no país gerando oportunidade de aprendizado e de emprego para milhões de jovens.