A deputada Ivana Bastos participou, na última sexta-feira, dia 23, do Seminário intitulado Desenvolvimento e Ferrovias na Região Nordeste, realizado no Hotel Othon Palace, em Ondina, e defendeu a continuidade das obras da Ferrovia Oeste Leste na Bahia. Promovido pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, com o apoio do Governo da Bahia, o evento abordou as estratégias de melhoria do modal na região e debateu as necessidades encontradas para a execução de obras ferroviárias.
Para o deputado Pedro Uczai, que é presidente da Frente Parlamentar Mista, o ponto mais importante do evento era entender quais são as estratégias do Nordeste para o desenvolvimento de projetos de ferrovias na região. “Existe hoje um movimento de integração logística no país e o Nordeste não pode ficar de fora dessa estratégia de integração nacional, através das ferrovias”, afirmou.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, destacou a importância da construção da Ferrovia Oeste Leste e falou sobre a sua previsão de capacidade de escoamento quando estiver finalizada. “É preciso entender a logística de transportes como um viés importante para o desenvolvimento do país e entender também o papel das ferrovias como uma alternativa que promove menor custo de deslocamento”, afirmou.
O governador Jaques Wagner destacou o papel da Ferrovia Oeste Leste com consequências positivas para a Bahia, para o Nordeste e para o Brasil. “Precisamos superar os impasses que estão travando a continuidade das obras da Fiol, porque ela cumprirá o seu papel no processo de escoamento de carga, principalmente de grãos e minérios originados da região oeste e sudoeste do estado”, defendeu.