Manifestando sua preocupação com a execução das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), a deputada Ivana Bastos, que é presidente da Comissão Especial da Fiol e do Porto Sul, retornou à Brasília nessa quarta-feira, dia 28, onde participou de audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
O ministro confirmou que a previsão para a finalização o projeto executivo da Fiol é dia 25 de outubro, e que a previsão para a emissão das Licenças de Instalação dos lotes 5, 6 e 7 deve ser feita pelo Ibama até o dia 20 de dezembro.
Ramal Ferroviário - A deputada esteve acompanhada do deputado federal, Maurício Trindade, e do empresário e geólogo João Cavalcanti, proprietário da empresa WMR S.A. Na ocasião, Cavalcanti apresentou ao ministro uma proposta/sugestão da empresa para construir um ramal ferroviário de 150 quilômetros ligando a Fiol, na altura do município de Lagoa Real, até a cidade de Ibipitanga, onde foi descoberto pela empresa um expressivo depósito de minério de ferro com reserva superior a dois bilhões de toneladas.
O ministro Paulo Sérgio Passos prontamente ligou para o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que recebeu o grupo na mesma tarde e colocou-se a disposição para iniciar os estudos para implantação desse futuro ramal ferroviário, no mesmo modelo que está sendo executado na Fiol (direito de passagem).
O geólogo João Cavalcanti destacou a atuação dos deputados Ivana Bastos e Maurício Trindade. “São políticos verdadeiramente fomentadores do desenvolvimento dos municípios do interior do estado, em especial do sudoeste da Bahia, no caso da deputada Ivana Bastos”, afirmou.