A deputada Ivana Bastos participou, nessa quinta-feira, da solenidade de outorga do título de Cidadão Baiano, o superintendente de Energia e Comunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), o italiano Silvano Ragno.
Para a parlamentar, a homenagem é mais do que merecida, por todo o trabalho prestado pelo superintendente ao estado da Bahia. “Temos muito que agradecer a esse querido e tão respeitado amigo que tanto fez pelo nosso estado, desenvolvendo seu trabalho na área de energia elétrica. Com certeza ele é um capítulo à parte na história da iluminação pública do nosso estado”.
Em seus agradecimentos, Silvano Ragno lembrou a sua chegada ao Brasil e toda a sua trajetória na Bahia. “Em janeiro completo 45 anos que moro nesse estado maravilhoso e que me recebeu de forma acolhedora. Aqui fiz muitos amigos e formei a minha família. Ser baiano é ter a certeza de que moro em um lugar abençoado pela natureza”, afirmou emocionado o superintendente.
O homenageado – Nascido no ano de 1944, na Itália, Silvano Ragno, resolveu aceitar um convite, em 1967, para trabalhar no Brasil por dois anos, na Rio Light, Empresa de Energia do Rio de Janeiro. Em 1970, recebeu um convite para vir a Bahia, trabalhar na CEEB - Companhia de Energia Elétrica da Bahia, Empresa de Energia Elétrica.
No Governo do Estado desde 1991, ficou quatro anos a disposição da Coordenação de Energia, na qualidade de empregado da Coelba, e posteriormente como servidor publico exerceu diversas funções, dentre elas de Coordenador de Acompanhamento de Obras, Coordenador Adjunto de Energia 6 anos, Diretor de Energia por 8 anos Superintendente de Energia e Comunicações 5 anos. Trabalhou dois anos na CERB onde coordenou o Programa “LUZ NO CAMPO” que levou energia elétrica a 160.000 residências no meio rural da Bahia.
Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Energia e Comunicações, onde além de outros programas, é responsável pela Coordenação do “LUZ PARA TODOS”, que já levou energia elétrica a 450.000 residências no meio rural da Bahia, responsável também pela interiorização da Telefonia fixa e móvel no Estado, hoje os 417 Municípios possuem telefonia celular.