Notícias
Notícias
Notícias

Projeto quer garantir cirurgia reparadora para mulheres vítimas de violência

O benefício será concedido para casos de violência configurada por constrangimento registrado em boletim de ocorrência e laudo do exame de corpo de delito do Instituto Médico Legal.

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Projeto quer garantir cirurgia reparadora para mulheres vítimas de violência

 

Autorizar o Poder Executivo Estadual a realizar, gratuitamente, cirurgia plástica reparadora de sequelas em mulheres vítimas de violência sexual, no trabalho, familiar ou doméstica, no âmbito do Estado da Bahia é o tema do Projeto de Lei Nº 19.694/2011, apresentado pela deputada Ivana Bastos.

Segundo determina o projeto de lei, o benefício será concedido para casos de violência configurada por constrangimento registrado em boletim de ocorrência e laudo do exame de corpo de delito do Instituto Médico Legal que constatou a violência sofrida, e laudo médico que determine a reparação da área a ser submetida à cirurgia plástica. Ao Poder Executivo caberá arcar com os custos totais das cirurgias, bem como com toda a medicação, exames e tratamentos necessários antes e após os procedimentos cirúrgicos.

Para a deputada Ivana Bastos, dados referentes à violência contra a mulher no Brasil e no Estado pedem uma política urgente de assistência. Na Bahia, só em 2007, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) registrou mais de nove mil ocorrências policiais. Em 2006, foram 2.137 casos. A lesão corporal é a situação que mais preocupa. Grande parte da lesão corporal é proveniente da violência doméstica, que chega a 90% dos casos.

A Bahia também já é o segundo estado que mais denuncia a violência contra a mulher no Brasil, perdendo apenas para o estado de São Paulo. De acordo com os dados divulgados pela DPE, 38,17% das mulheres agredidas se encontram em fase produtiva, em que poderiam estar trabalhando e possuem entre 31 a 40 anos.

“Nosso projeto se soma aos de outras colegas, como das deputadas Cláudia Oliveira e Ângela Souza, que buscam proteção assemelhada, e creio que as iniciativas se integram e se completam na busca de uma ação pública reparatória em favor da mulher vítima de violência”, concluiu.

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital