Notícias
Notícias
Notícias

Secretários de Infraestrutura e da Casa Civil vistoriam obras da Fiol

Acompanhados do presidente da Valec, José Eduardo Savóia Castelo Branco, eles observaram o andamento dos serviços e constataram as mudanças nas cidades que integram o traçado da ferrovia.

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Secretários de Infraestrutura e da Casa Civil vistoriam obras da Fiol

 

Os secretários estaduais de Infraestrutura, Otto Alencar, e da Casa Civil, Rui Costa, vistoriaram nesta segunda-feira (9) as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho entre Jequié e Ilhéus, e participaram de um encontro onde foi detalhado o cronograma das ações.

Acompanhados do presidente da Valec, José Eduardo Savóia Castelo Branco, eles observaram o andamento dos serviços e constataram as mudanças nas cidades que integram o traçado da ferrovia, com a geração de empregos e o surgimento de novos negócios nas proximidades dos canteiros de obras.

Atualmente, a Valec realiza obras num trecho de 537 quilômetros entre Ilhéus e Caetité com a geração de 2 mil empregos diretos. A extensão total da Fiol, que ligará Ilhéus (sul da Bahia) a Figueirópolis (Tocantins), é de 1.526 quilômetros - os investimentos chegam a R$ 6 bilhões, com recursos de Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ligação com terminal portuário

Segundo o presidente da Valec, a ferrovia vai quebrar um paradigma nos corredores de transporte no Brasil, que sempre convergem para o Sudeste, criando um eixo no sentido Oeste-Leste. Também será a única ferrovia que será ligada diretamente a um terminal portuário, o Porto Sul.

O secretário e vice-governador Otto Alencar destacou que “a ferrovia vai impulsionar a economia no interior do estado, criando novos polos de desenvolvimento. Apenas com o transporte de minérios, serão 40 milhões de toneladas por ano, além da perspectiva da movimentação de grãos e outros produtos”.

Impacto na economia do sul da Bahia

Já o secretário Rui Costa afirma que a Fiol e o Porto Sul vão integrar a Bahia às regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, promovendo a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. “O Governo da Bahia vem dando todo o apoio para a implantação da ferrovia e do porto, duas das mais importantes obras de infraestrutura e logística do Brasil”.

Atualmente, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) responde por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia. “Uma realidade que irá mudar com a Fiol e o Porto Sul, com impacto positivo na economia do sul da Bahia, umas das regiões que mais serão beneficiadas”, afirma Rui Costa. A previsão é de que as obras da ferrovia estejam concluídas até 2014.

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital