A lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça será escolhida pelos membros do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), nesta segunda-feira (27). Os candidatos Antônio Sérgio dos Anjos Mendes, Edmundo Reis Silva Filho, Gilberto Costa de Amorim Júnior, Millen Castro Medeiros de Moura, Paulo Gomes Júnior e Wellington César Lima e Silva concorrem ao cargo para o biênio 2012/2014. Caberá ao governador Jaques Wagner escolher apenas um nome da lista. Na tarde da última sexta-feira (24), os concorrentes participaram de um debate, promovido pela Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb). Um pouco antes da realização do evento, chegou a ser anunciado que o debate estava proibido pela Comissão Eleitoral, e que não aconteceria, porque o regulamento precisaria de alguns ajustes.
A entidade, em nota, garantiu a realização do evento. No inicio do debate, foi feita a leitura da liminar concedida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a favor do requerimento feito pela Ampeb, que garantiu a utilização das regras aprovadas anteriormente pelos candidatos. Em seguida, foi feita a leitura do regulamento pelo vice-presidente da Ampeb e mediador do debate, Alexandre Soares da Cruz, que esclareceu o andamento dos trabalhos. O debate começou às 15h30, após o sorteio da ordem de colocação dos candidatos, e finalizou quando já era noite.
Os candidatos debateram sobre o sistema de movimentação da carreira no Ministério Público,o aparelhamento da instituição e consequente melhores condições de trabalho para procuradores e promotores de Justiça, o combate à corrupção e à violência, as ações na área de Saúde Pública e a política remuneratória dos membros do MP. Os temas foram apresentados durante os quatro blocos do debate, conforme o regulamento. Os candidatos tiveram oportunidades para fazer pronunciamentos, responder as perguntas feitas pelos outros candidatos, pela Ampeb, e também pelos presentes.