Aproximadamente 200 pessoas que perderam documentos durante o Carnaval 2012 conseguiram reencontrá-los nesta segunda-feira (27), no posto da Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia, na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Shopping Barra. Até o início da tarde, a PM já havia cadastrado 2.619 documentos como carteiras Nacional de Habilitação e de identidade, cartões de Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre outros.
De acordo com o chefe da Ouvidoria da PM, major Everaldo Maciel, a expectativa é que o número supere a marca de três mil documentos. “Após o cadastramento, o cidadão pode certificar se o seu foi encontrado ou não, no site da Polícia Militar, onde deve clicar no link Documentos Perdidos e digitar o nome completo”.
Certidões de casamento, de nascimento, carteiras de couro e chaves de veículos também foram identificadas e estão à disposição dos respectivos donos. Todo o material foi encontrado por populares e policiais nos principais circuitos de Carnaval (Campo Grande, Barra/Ondina e Pelourinho) que os encaminharam ao Comando Geral da PM, no Quartel dos Aflitos para triagem e, posteriormente, cadastramento no site da corporação.
O posto da Ouvidoria da PM funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e o serviço estará disponível até o dia 28 de março, no SAC do Shopping Barra. Depois deste prazo, os documentos retornam aos órgãos expedidores. Quem não tiver acesso à internet pode comparecer pessoalmente ao posto da Ouvidoria. Caso o titular não esteja na capital baiana, poderá indicar outra pessoa, autorizada por procuração, com firma autenticada em cartório, para retirar o documento.