A Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste retomou os trabalhos nessa quarta-feira, dia 19, quando ficou decidido que será dada total prioridade à Sessão Itinerante que a Assembleia Legislativa realizará em Itabuna, no dia 22 de março.
Segundo a deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão, a decisão de priorizar o evento deu-se pelo fato da cidade de Itabuna ser o berço natural dos debates envolvendo as obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e o Porto Sul, que será instalado na cidade vizinha de Ilhéus.
Nesse sentido, também foi aprovada uma audiência de trabalho do colegiado com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, para obter informações atualizadas sobre o andamento das obras da Fiol, a exemplo da licença ambiental dos lotes 5, 6 e 7 (Guanambi-Barreiras), onde as obras estação totalmente paralisadas. A Comissão também quer saber a real situação das obras do lote 1 (Ilhéus), que segundo especulações também poderiam parar, em razões de demissões em massa e não cumprimento de obrigações trabalhistas, além de outras fiscalizações provenientes do Tribunal de Contas da União (TCU).
Para a presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos, o objetivo da audiência com a Casa Civil é obter as informações reais e todas as providências que estão sendo tomadas pelo Governo do Estado para assegurar a continuidade das obras da Fiol e leva-las à Sessão Itinerante de Itabuna. “Já encaminhamos ofício para a Casa Civil e estamos aguardando retorno para decidirmos a data em que a audiência será realizada”, concluiu Ivana Bastos.
Estiveram presentes à reunião da Comissão da Fiol os deputados Herbert Barbosa, Maria del Carmen, Cacá Leão, Augusto Castro, Zé Raimundo, João Bonfim, Ângela Souza, e ainda a deputada Cláudia Oliveira.