Notícias
Notícias
Notícias

Bahia tem melhor desempenho do NE na geração de empregos em 2012

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

 

O estado da Bahia teve o melhor desempenho absoluto na geração de empregos no Nordeste nos dois primeiros meses de 2012. Em janeiro e fevereiro, foram criados 7.344 novos postos de trabalhos, segundo dados divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados de fevereiro revelam aumento do emprego com carteira assinada em quase todas as regiões do país, com liderança para o Sudeste. A exceção foi o Nordeste, que apresentou queda de 9.610 postos.

O estado que gerou mais empregos foi São Paulo, com 55.754 vagas, seguido por Minas Gerais, com 21.031. A redução do emprego no Nordeste pode ser atribuída ao comportamento negativo em Pernambuco (-3.844), Alagoas (-3.162) e Paraíba (-3.137).

Melhor resultado

Nos últimos 12 meses, a Bahia gerou 64.112 postos de trabalho, segundo melhor resultado do Nordeste. O setor de Serviços apresentou o maior saldo do estado, com a geração de 1.457 empregos formais. Agropecuária e Administração pública também foram positivos, porém pouco expressivos - 285 e 43 postos, respectivamente. Dos municípios, geraram mais empregos em fevereiro Vitória da Conquista, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Jequié.

No segundo mês de 2012 houve uma redução de 1.619 empregos celetistas (-0,10%) em relação a janeiro, motivada principalmente pela construção civil (-1.758 postos de trabalho). Outros setores que apresentaram saldos negativos foram o Extrativa mineral (-22 postos), Serviços industriais de utilidade pública (-38 postos), Comércio (-678 postos), Indústria de transformação (-908 postos).

Boom imobiliário

O diretor de indicadores e estatísticas da SEI, Gustavo Pessoti, explica um fator que afetou de forma substancial a queda. “Houve retração esperada para a construção civil. Ele estava muito aquecido, e o momento é de finalização das obras do boom imobiliário, quando não existem novas contratações”.

“O saldo negativo é muito por conta do impacto da crise, que afetou a maioria dos estados do Nordeste. Mas estamos confiantes em reverter esses números, através dos atrativos e investimentos do Governo do Estado”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital