Em audiência nessa quinta-feira, dia 19, com o presidente da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), Abelardo de Oliveira Filho, a deputada Ivana Bastos entregou uma cópia do documento referente às diretrizes do seminário realizado pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Guanambi, no último dia 16 de abril.
O seminário, intitulado “A Seca Regional: Perspectivas e Construção de Políticas de Convivência para o Semiárido”, debateu a situação vivida pelos municípios da região sudoeste com a presença de representantes de vários municípios. Ao final do encontro, o principal resultado foi o documento pleiteando à EMBASA a garantia de conclusão da Adutora do Algodão até julho de 2012; bom como a construção imediata do trecho da adutora até as cidades de Caetité, Urandi e Sebastião Laranjeiras; e o fornecimento de água tratada a todos os moradores que estejam a menos de 500 metros da rede principal da adutora.
A deputada recebeu do presidente do órgão, a notícia de que o projeto executivo de ampliação da adutora para Caetité, Urandi e Sebastião, orçado em R$ 36 milhões, está sendo concluído até o mês de maio e que o governador já está buscando recursos federais para que a ampliação seja possível.
A deputada também encaminhou ao presidente da Embasa o pleito do prefeito de Itambé, Moacir Andrade, referente à assinatura da ordem de serviço para conclusão da obra da Estação de Tratamento de Esgoto do loteamento Durvalina Andrade, considerando que o processo licitatório foi concluído, através de carta convite, e o contrato assinado.
Segundo o presidente da Embasa, a previsão é que até a próxima semana a ordem de serviço seja assinada, já que estão sendo feitos os últimos ajustes para que isso aconteça.