A deputada Ivana Bastos encaminhou à Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A (Embasa), uma indicação que recomenda a extensão da chamada Adutora do Algodão aos municípios de Sebastião Laranjeiras, Urandi e Caetité. O objetivo da deputada é que o Governo do Estado busque recursos para a execução do projeto de extensão da obra que já está sendo desenvolvido.
A indicação vem reforçar a necessidade de acabar com o déficit entre a capacidade de fornecimento de água e a demanda desses municípios. A parlamentar também levou em conta o longo período de seca que os municípios baianos veem passando. “Mais de 30 municípios estão no limite da capacidade de fornecimento de água para o consumo humano e as plantações e os plantéis de ovinos, caprinos e bovinos estão quase que totalmente perdidos, com perspectiva de perda total num espaço de tempo muito curto."
A deputada lembrou ainda que a instabilidade pluviométrica e o baixo potencial hidrológico da região pioram a situação. "Não temos grandes rios perenes, sendo o São Francisco a única fonte para abastecimento nos municípios de Sebastião Laranjeiras, Urandi e Caetité", conclui.
Adutora– Ivana Bastos, hoje, deputada estadual, participou ativamente da luta pela implantação da Adutora do Algodão na região sudoeste. A parlamentar foi à Brasília, ao Ministério da Integração Nacional, solicitar urgência na obra, articulou reuniões públicas sobre o projeto nos municípios de Guanambi, Malhada, Pindaí, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Candiba e Matina.
O projeto, que faz parte do programa Água para Todos, é resultado de uma parceria entre o Governo Federal, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a Embasa. O principal objetivo é levar a água do Rio São Francisco para o abastecimento do município de Guanambi e região. A captação da água será feita no município de Malhada. Depois, essa água seguirá para uma estação de tratamento na localidade de Julião.