Volney Zanardi (PT-RS), subsecretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, é o novo presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Sua nomeação para o cargo saiu nesta quinta-feira (17) no "Diário Oficial" da União.
Zanardi assume no lugar de Curt Trennepohl, advogado gaúcho que assumiu o órgão ambiental em fevereiro de 2011 e se afastou há mais de um mês, alegando motivos de saúde.
Engenheiro químico com doutorado em ciências ambientais, o novo presidente assume um Ibama que tem sofrido com cortes de recursos e com licenciamentos espinhosos pela frente.
Na fila da polêmica está o complexo de usinas hidrelétricas do rio Tapajós, já objeto de ação no Supremo Tribunal Federal antes mesmo do início dos estudos de impacto ambiental serem iniciados.