Notícias
Notícias
Notícias

Bahia terá novo mapa para exploração de energia eólica

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

 

Por ser renovável e de grande valor econômico e ecológico, a energia eólica é prioridade do governo da Bahia, que tem atraído indústrias para explorar o setor. Um novo passo nesse sentido foi dado com um estudo, encomendado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), para monitorar em tempo real os dados eólicos da Bahia em diversas localidades em alturas de 150 metros.

Após o trabalho, previsto para durar 11 meses, será criada uma plataforma web em tempo real com o potencial eólico baiano, identificando novas fronteiras do setor ainda não exploradas.

Nos últimos anos, a Bahia tem se consolidado como um dos principais polos do país em geração de energia eólica, atraindo indústrias do setor, como a Alstom e a Gamesa. O estado não possui um atlas eólico em medições entre 100 e 150 metros de altura, sendo esta altura o novo patamar de desenvolvimento e produção de equipamentos de maior potência de geração dos fabricantes mundiais.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, espera-se a identificação de locais onde ocorrem ventos de classe dois, ou seja, de alta frequência e média velocidade. “A medição existente na Bahia é para ventos de até 60 metros e com esse estudo vamos poder mostrar às empresas que é possível a captação em alturas maiores, o que deve aumentar a produtividade do setor”. O projeto tem ainda como parceiro o Senai Cimatec. 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital