A deputada Ivana Bastos acompanhou o secretário da Casa Civil, Rui Costa, em solenidade realizada em Ilhéus, nessa quarta-feira, dia 23, quando foi assinado o termo de cooperação técnica para desapropriação dos trechos por onde vão passar as obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), assinado entre os governos estadual e federal.
O presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco, representou o Governo Federal na assinatura do termo, que visa dar celeridade às desapropriações da faixa de domínio da Fiol, permitindo que os trabalhos de implantação da ferrovia ocorram em menor tempo.
As desapropriações dos trechos ocorrem desde 2010, resultando em 60% de áreas dos lotes 1, 2, 3 e 4 liberadas para a construção da ferrovia. O objetivo da estatal é completar a liberação desses quatro primeiros lotes até o final de junho. O presidente da Valec calcula que somente os primeiros quatro lotes, compostos por 18 municípios, tenham 1.800 propriedades, sendo que mais da metade estão livres para a Fiol. Nos setes lotes, são mais de três mil locais a serem desapropriados.
A deputada Ivana Bastos, que é presidente da Comissão Especial da Ferrovia da Integração Oeste-Leste, já está programando a discussão sobre as desapropriações durante as reuniões do colegiado. Segundo a parlamentar, será feito um levantamento sobre os processos de desapropriações nos municípios envolvidos, através da coleta de informações junto aos deputados que representam as regiões. A comissão também está aberta a receber informações de entidades e cidadãos interessados.
Fotos: www.bahiabrasil.blog.br