A deputada Ivana Bastos, que é presidente da Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste, participa logo mais, às 18 horas, de mais uma audiência pública sobre o Porto Sul, que será realizada em Itacaré. Essa será a terceira das sete audiências que serão realizadas pelo Governo do Estado.
Ontem, a parlamentar participou da audiência realizada em Uruçuca, para debater o projeto e apresentar o processo de licenciamento ambiental do Porto Sul, e reuniu mais de mil pessoas. A primeira audiência, realizada em outubro de 2011, também contou com a presença da deputada Ivana Bastos, e reuniu cerca de 3.700 pessoas, sendo considerada pelo Ibama uma das maiores audiências realizadas pelo órgão em todo o Brasil.
Integração porto-ferrovia
O Porto Sul, que terá investimentos de R$ 2,4 bilhões, foi concebido dentro do Planejamento Estratégico do Estado da Bahia e será construído na região de Aritaguá, norte de Ilhéus, com um cais a 2,5 quilômetros da costa. O porto será integrado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que possibilitará a ligação entre o sul baiano e a região Centro-Oeste do Brasil.
A estimativa é de que o porto público terá uma movimentação anual de cargas em torno de 75 milhões de toneladas, sendo que a Bahia Mineração irá construir dentro dessa estrutura o seu Terminal de Uso Privativo, pelo qual serão escoadas 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Com informações de www.casacivil.ba.gov.br