Notícias
Notícias
Notícias

Valec e Ibama apresentam previsão de cronograma de atividades da Fiol

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Valec e Ibama apresentam previsão de cronograma de atividades da Fiol

 

A deputada Ivana Bastos, que é a presidente da Comissão Especial que trata da obra na Assembleia Legislativa, recebeu documento da Valec Engenharia, Construções e Ferrovia S.A, e do Ibama, contendo uma previsão de cronograma de atividades conjuntas destes órgãos, visando superar as pendências relativas a retomada geral das obras da Fiol no estado. O documento foi solicitado pela Comissão em caravana de deputados estaduais e federais que estiveram em Brasília, nos dias 11 e 18 de abril, para pressionar Valec, Ibama e TCU em prol da celeridade nas obras.

Segundo o cronograma, a entrega de resultados da 1ª Campanha do Monitoramento de Fauna e entrega de parecer do IBAMA deverá acontecer até o dia 22 de julho próximo. E a resposta do Ibama deverá acontecer trinta dias após esse prazo.

Já a entrega de Nota Técnica das Cavidades Naturais do Lote 06 e entrega de parecer do IBAMA foi feita dia 17 de maio, sendo que a resposta do Ibama deverá acontecer até dia 30 de junho.

Ainda segundo o cronograma, a revogação da Suspensão da Licença de Instalação 750/2010, ainda não tem data definida, já que dependerá do atendimento às condicionantes da Licença Instalação e ao Termo de Compromisso, da efetiva gestão ambiental das obras em execução, devidamente comprovada por meio de vistorias técnicas, relatórios e pareceres técnicos.

A Valec deverá solicitar ao Ibama a Licença de Instalação para os lotes 5, 6 e 7 até do dia 24 de julho. Já a emissão dessa licença pelo Ibama deverá acontecer até o dia 30 de setembro. Vale ressaltar que a emissão de Licença de Instalação para os Lotes 5, 6 e 7 dependerá do atendimento às condicionantes da Licença Prévia, da aprovação do Plano Básico Ambiental e do Projeto Básico de Engenharia.

A deputada Ivana Bastos, ressalta que o trabalho da Comissão vai agora continuar mais forte, e se mostra confiante, ao relatar que “ esta medida nos parece inédita, Ibama e Valec emitem uma previsão conjunta para superar os entraves, e acreditamos ainda mais que o nosso objetivo de ter, no mais tardar em setembro próximo, as obras totalmente liberadas na Bahia, teve mais um capítulo positivo”.

Brasília– Durante a viagem da caravana de deputados à Brasília, no mês de abril, também foi apresentada a previsão de conclusão total da obra. Os lotes 1 a 4 (Ilhéus-Caetité) deverão estar prontos até 2014, e os lotes 5 a 7(Guanambi-Barreiras), até junho de 2015.

No dia 18 de julho, a deputada Ivana Bastos e demais parlamentares voltarão à Brasília, onde realizaram outra reunião com os órgãos envolvidos na obra, para avaliar a resolução de todas as pendências que impedem a continuidade total das obras.

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital