O presidente mundial da Eurasian Natural Resources Corporation - ENRC (empresa sócia proprietária da Bahia Mineração - BAMIN), Felix Vulis, foi recebido pelos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa da Bahia, no final da tarde dessa quarta-feira, dia 13. A visita institucional foi intermediada pela deputada Ivana Bastos, após reunião realizada em seu gabinete com o presidente regional da Bahia Mineração (BAMIN), José Viveiros, na última terça-feira, dia 12.
Durante a reunião, Felix Vulis agradeceu o apoio dos deputados na defesa do projeto do Porto Sul, que será construído em Ilhéus e que escoará os produtos transportados pela Ferrovia Oeste Leste. “O apoio que temos recebido dos deputados, independente de partido político, é inegável. Por isso viemos aqui agradecer”, afirmou.
O empresário falou sobre os investimentos já feitos pela empresa nos cinco anos de estadia na Bahia. “Já investimos cerca de US$ 1,5 bilhão e temos US$ 2,5 bilhões para ainda serem investidos. Para isso, estamos dependendo de três questões, uma delas é a licença ambiental para a construção o projeto do Porto Sul e a outra é a assinatura de contrato com a Valec”, afirmou.
Ele também informou que o projeto do porto é um dos maiores desenvolvidos pela empresa, que está entre as maiores produtoras de minério do mundo, com pretensão de se tornar a maior do Brasil. Somente na Bahia, a empresa tem a previsão de gerar de três a quatro mil empregos, além de negócios menores na região do porto.
Projetos Sociais – Além dos investimentos financeiros, a Bahia Mineração também tem feito investimentos na área social. Na região de Caetité e Guanambi é desenvolvido o projeto Minas de Talento, que oferece qualificação profissional à população. A deputada Ivana Bastos também comentou esses investimentos. “Aproveito a oportunidade para agradecer os investimentos feitos na região, que já têm transformado a perspectiva de vida dos moradores de várias cidades da região, mudança que inclusive tem sido relatada pelos prefeitos”, afirmou.