A deputada Ivana Bastos comemorou a emissão da licença de Instalação dos lotes 6 e 7 (Bom Jesus da Lapa/Barreiras) da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) pelo Ibama. Com a licença, emitida nesta segunda-feira (12/08), toda a extensão da ferrovia está liberada para construção.
Para a parlamentar, que é presidente da Comissão da Fiol na Assembleia Legislativa, a liberação total da obra vem trazer tranqüilidade para o andamento das obras. “Estávamos a espera dessa liberação total porque ela garante que as obras terão maior celeridade no seu andamento. Com essas licenças, os consórcios podem recomeçar a mobilização para contratação de trabalhadores, o que faz circular a economia e muda a dinâmica dos municípios da região”, declarou.
Licença - A Licença de Instalação é válida pelo período de cinco anos, condicionada à execução pela VALEC Engenharia, estatal responsável pela obra, do Plano Básico Ambiental (PBA), aprovado pelo IBAMA. O plano prevê uma série de programas de controle, monitoramento, recuperação e proteção ambiental que investigam possíveis impactos ambientais causados pela obra da ferrovia. O investimento para o trecho Ilhéus/BA–Caetité/BA–Barreiras/BA no PAC é de R$ 4,2 bilhões no período 2010/2014, e, R$ 33 milhões após 2014.
Com informações da SECOM/BA