A deputada Ivana Bastos manifestou o seu incondicional apoio à Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, na defesa pela manutenção da rede ferroviária do estado.
A parlamentar participou da 7ª Audiência Pública, realizada pelo colegiado nesta terça-feira, para debater as propostas da Resolução 4.131 da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A proposta trata da desativação dos trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e autoriza a devolução do trecho de 1760Km, concedido há 17 anos para a FCA.
As devoluções fazem parte do Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal que prevê a construção de uma nova ferrovia ligando Parnamirim (PE) ao município de Feira de Santana (BA). Segundo a resolução, o município de Alagoinhas estaria fora do traçado.
Durante a audiência, o Superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas (Sufer) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra dos Reis, explanou sobre os traçados determinados pela resolução. O que gerou amplo debate entre os parlamentares e os representantes dos órgãos atuantes.
Para Ivana Bastos é necessário rever as determinações da resolução, pois essa medida atinge diretamente a vida dos trabalhadores e moradores da região. A parlamentar destacou ainda o desenvolvimento gerado pela Fiol. “Tudo um dia tem que começar. Há 150 anos começou a ferrovia que passa por Alagoinhas, agora está começando a Fiol, que já gera mais de sete mil empregos diretos, só na metade do trecho, entre Ilhéus e Caetité. Essa é a nossa defesa, a continuidade e o investimento na malha ferroviária da Bahia e do Brasil”, concluiu a deputada.