A deputada Ivana Bastos concederá ao presidente da Bahia Mineração (BAMIN), José Viveiros, o Título de Cidadão Baiano. A homenagem foi proposta pela parlamentar através do projeto de resolução da Nº 2.234/2013, aprovado por unanimidade na sessão desta quarta-feira (22/01).
A iniciativa é em reconhecimento à vasta contribuição do geólogo para o setor de mineração no estado. Com 40 anos de experiência na área, gerente e dirigente de grandes empresas, Viveiros ocupou cargos relevantes nos diversos segmentos da indústria mineral: exploração, implantação de projetos e operação de minas. Sua principal experiência e suas principais realizações são na indústria de minério de ferro.
Dentre os diversos investimentos da Bamin na Bahia, está a construção de um Terminal de Uso Privativo (TUP) no Complexo Porto Sul para escoar a produção de 20 milhões de toneladas de minério de ferro produzido em Caetité, município a 540 km de Ilhéus. No empreendimento, a empresa investirá cerca de US$ 1 bilhão.
O porto, junto com a Ferrovia Oeste Leste, representa um marco importante para o desenvolvimento com um sistema estratégico na área de transporte e escoamento de carga.
Além disso, a Bamim desenvolve projetos sociais, tal qual o Mina de Talentos, que pretende inserir o estado da Bahia em novo cenário de qualificação profissional no segmento da mineração. O projeto, além de desenvolver o ser humano de maneira integral - como profissional e cidadão, qualificará profissionalmente 6,5 mil pessoas que residem em cidades do sudoeste e do litoral sul da Bahia, com centros de formação em Caetité, Guanambi, Malhada, Pindaí, Ilhéus, Itabuna.
Para a parlamentar, o trabalho desenvolvido pela mineradora para o progresso social e econômico na Bahia merecer ser reconhecido. “ O trabalho da Bamim é fruto, com certeza, dos braços de vários homens e mulheres, merecedores de nosso eterno agradecimento e admiração. E em especial a essa grande personalidade que vem conduzido esse processo, que é José Viveiros", destacou a parlamentar.
A honraria será entregue em ato solene, em data ainda a ser definida.