A deputada Ivana Bastos vem defendendo, junto à Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), a permanência da Inspetoria Fazendária (INFAZ) no município de Brumado. Para tanto, a parlamentar encaminhou ao secretário Manoel Vitório, no dia 27 de março, documento oficializando a solicitação.
Em resposta, o secretário afirmou à deputada que a sede não seria transferida, atendendo, assim, ao pedido da parlamentar. “Para nós é muito importante receber esta garantia do secretário, já que desde o início dos rumores sobre a transferência da sede já estávamos trabalhando junto à SEFAZ para que ela não ocorresse”, declarou.
INFAZ – O órgão atende atualmente 16 municípios da região. A unidade funciona há mais de 10 anos no local e tem alcançado não só as metas de arrecadação de tributos, como também as de atuação geral (atendimento ao contribuinte e ao público interno), os chamados indicadores de desempenho. No quesito custo/benefício a unidade apresenta excelente relação, por ser de baixo custeio, possuindo uma estrutura das mais enxutas do Estado.
A saída da INFAZ do município de Brumado afetaria inúmeras empresas, que teriam que se reportar a outras unidades, instaladas em Vitória da Conquista ou Guanambi, para atender às suas demandas. Isso, certamente, acarretaria em aumento de custos e retardo no atendimento, especialmente pela distância a ser percorrida considerando-se a extensa área geográfica abrangida pela inspetoria.