Foi instalada, na manhã desta quarta-feira (11/02), na Assembleia Legislativa da Bahia, a Comissão Especial da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O colegiado será presidido, mais uma vez, pela deputada Ivana Bastos e pelo vice-presidente, deputado Pablo Barrozo.
Na ocasião, ficou estabelecido, por unanimidade, a integração das funções da extinta Comissão Especial do Porto Sul com a da Fiol. A demanda se justifica pelo colegiado entender que a ferrovia e o porto são demandas que andam de mãos dadas.
Durante a legislatura anterior, a parlamentar conduziu os trabalhos da ferrovia e reuniu importantes órgãos como a Valec, o TCU e o Ibama, em uma mesma mesa, para dar maior celeridade às obras.
No ato de instalação, também ficaram definidas as datas e horários das reuniões, sendo todas as quartas-feiras às 11h, bem como, foi colocado em pauta os plano de ação e o andamento dos trabalhos, que serão entregues a partir do próximo encontro.
Para a deputada Ivana Bastos, a os trabalhos da comissão são fundamentais para agilizar a concretização da obra.
“Tenho certeza que nós contribuímos muito, nos últimos anos, para a consolidação desse vetor de desenvolvimento que é a ferrovia. E o que justifica, novamente, a criação e a implantação dessa comissão são os avanços das obras, através de um trabalho em conjunto entre representantes da região e os órgãos envolvidos ”, pontuou a parlamentar.
Quando questionada sobre a integração das comissões do Porto Sul e da Fiol, Ivana Bastos destaca: “ Não há ferrovia sem porto e nem porto sem ferrovia. Por isso, a união das comissões é uma importante ferramenta para garantir mais desenvolvimento econômico e social para a nossa Bahia”, concluiu a deputada.
A comissão será composta pelos deputados e membros titulares: Ivana Bastos, Ângela Souza, Zé Raimundo, Eduardo Sales, Fabíola Mansur, Luciano Ribeiro, Augusto Castro e Pablo Barrozo e pelos membros suplentes: Antonio Henrique Jr., Maria Del Carmem, Robério Oliveira e Pedro Tavares.