Notícias
Notícias
Notícias

Demandas de Carinhanha e Lajedinho são atendidas pelo secretário de Educação

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

        

Preocupada com o funcionamento do sistema educacional dos municípios de Carinhanha e Lajedinho, a deputada Ivana Bastos se reuniu com o secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, na manhã desta terça-feira (22/03). Para fortalecer ainda mais as solicitações, os secretários de Educação municipais também compareceram à audiência.

Durante a reunião, o secretário de educação de Carinhanha, Lindomar Souza, e a parlamentar apresentaram as dificuldades enfrentadas pelo município, após o encerramento com a suspensão do pagamento de 41 mediadores do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec).

Osvaldo Barreto, entusiasta do programa, informou que ainda hoje haverá a contratação temporária de monitores. O secretário de Estado acrescentou ainda a importância o EMItec para a difusão do ensino nas comunidades rurais.

“Eu fico muito feliz em poder dar essa notícia a vocês. O EMITec é um programa que foi implantado pela nossa gestão e eu tenho muito orgulho do trabalho e da qualidade do ensino que chega até as comunidades mais longínquas. Agradeço também a ajuda, a cobrança e o empenho dos gestores municipais. O EMITec é um grande projeto que não existiria sem a participação dos municípios”, considerou Osvaldo Barreto.

“É muito gratificante ver que o Governo do Estado está buscando mecanismos eficazes para levar educação de qualidade aos estudantes das comunidades rurais. Fico muito satisfeita com a agilidade em resolver o problema dos nossos alunos, e tenho certeza que esse é o caminho para o desenvolvimento”, ressaltou Ivana Bastos.

Entenda o programa:

O EMITec atende, atualmente, a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. O projeto se constitui como alternativa pedagógica para articular para os alunos o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as transmissões de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas.

Lajedinho

A falta de condições para o funcionamento do Colégio Estadual Dezair Nascimento Galvão foi uma das demandas do município. Na ocasião, a secretária de Educação, Graziela Oliveira, destacou a falta de professores e funcionários para a realização das atividades.

A deputada Ivana Bastos pontuou ainda que o colégio funciona no antigo prédio da prefeitura, necessitando acelerar a construção da nova unidade que já foi solicitada pelo prefeito Antônio Mário. “O município ainda necessita de extremas intervenções para a sua reconstrução, após as fortes chuvas que destruíram o local em dezembro de 2013. Fortalecer a educação e investir nas nossas crianças são fundamentais para o desenvolvimento de Lajedinho”, destacou Ivana Bastos.

Sensível às demandas, o secretário informou que seis estagiários de cursos de licenciaturas já foram contratados de imediato, e que a Secretaria irá contratar mais três professores em regime de Reda emergencial. Em relação a construção da nova unidade, o secretário comunicou que estará com o governador na próxima semana para tratar da situação.




 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital