Na tarde desta segunda-feira (18/4) a deputada Ivana Bastos esteve com o titular da Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Manoel Mendonça, para buscar importantes investimentos para municípios baianos, através do Programa Cidades Digitais e dos projetos Espaço Inovar, Espaço Fazer Bahia e das Praças da Ciência.
Segundo o secretário, as iniciativas promovem um maior acesso da população às inovações tecnológicas. Com as Cidades Digitais, por exemplo, o governo disponibiliza aplicativos eletrônicos para as prefeituras, capacita servidores municipais para uso e gestão de rede, bem como oferta pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como escolas, praças, parques e rodoviárias. O programa atualmente contempla nove municípios, mas deve chegar a outros 24, conforme cronograma do ministério.
A deputada ficou muito entusiasmada com a possibilidade de levar também para os municípios, o Espaço Inovar e as Espaço Fazer Bahia. O primeiro cria ambientes em cidades-polo da Bahia com todos os equipamentos – um mine parque tecnológico. Já o Espaço Fazer Bahia, promove a democratização da inovação, incentiva a criatividade e será instalado em locais de acesso público. “Nesses espaços, a população terá todo o acesso aos equipamentos e poderá desenvolver atividades e projetos inovadores”, afirmou a parlamentar.
Outro ponto debatido foi a instalação da Praça da Ciência nas cidades. De acordo com o secretário, oito equipamentos educativos são dispostos em praças e tem como objetivo popularizar a ciência nos espaços públicos, além de incentivar o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa para desenvolver a curiosidade de crianças e adolescentes.
“O meu mandato tem uma preocupação em buscar o que as secretárias tem a oferecer. Temos na Secti excelentes programas que estão sendo elaborados e executados e podemos levar para os nossos municípios. Vamos trabalhar para que essas inovações cheguem mais depressa para a nossa população”, destacou Ivana Bastos.