Na manhã desta terça-feira (31/5), deputada Ivana Bastos participou da apresentação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, publicada nesta mesma data no Diário Oficial do Estado. O plano foi lançado durante uma audiência pública conjunta das comissões da Mulher e da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia.
O texto, aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Saúde, define as diretrizes e estratégias para a atenção à Saúde das mulheres baianas. Dentre as ações mencionadas no plano estão a expansão, qualificação e humanização da atenção clínico-ginecológica, a ampliação do acesso e da qualidade das ações de planejamento sexual e reprodutivo, promoção e prevenção das infecções transmitas sexualmente, expansão e qualificação do controle e tratamento ao câncer de mana, dentre outros.
Ainda durante a apresentação do plano, o secretário de Saúde, Fabio Vilas Boas, informou que até o final do ano será implantado, em Salvador, o hospital da mulher. A unidade contará com mais de 130 leitos e atendimento especializado em diversas áreas de saúde, bem como um ambulatório de gênero, centro de atenção da mulher vítima de violência sexual, com psicólogo, profilaxia do vírus HIV e acolhimento da família. Além de planejamento familiar com atenção também para infertilidade.
Segundo a deputada Ivana Bastos, o plano estabelece uma orientação maior para a saúde da mulher. “Para a elaboração do documento foi realizado um estudo anterior que identificou as principais causas de mortes, doenças, violências e essa pesquisa viabilizou a elaboração de um plano direcionado e estratégico para a valorização da vida das mulheres. Precisamos dar assistência, precisamos criar mecanismos de proteção e promoção da saúde”, destacou a parlamentar.
Estiveram presentes ainda a coordenadora do Ciclo de Vida e Gênero da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Olga Sampaio, a secretaria de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, além dos deputados membros das comissões e demais autoridades.