"Vasco Neto era um visionário do desenvolvimento, e estes merecem todo o nosso reconhecimento. Seu trabalho e o seu legado continuam vivos entre nós". Foi assim que a deputada Ivana Bastos resumiu a homenagem que prestou ao engenheiro, ex-deputado federal e professor, Vasco Azevedo Neto. Em sessão especial nesta quinta-feira (11/08), na Assembleia Legislativa, a parlamentar concedeu a Comenda Dois de Julho ao homenageado (in memoriam), por todo o trabalho prestado em favor do desenvolvimento da Bahia.
"Era um homem público na sua essência. Dedicou a vida a elaborar e executar projetos que promovessem a integração do Brasil, defendendo a descentralização do país e o transporte através dos trilhos. Vasco Neto nos deixou uma mensagem de esperança e prosperidade através do trabalho e do espírito humanitário”, destacou.
A proponente também falou sobre a lei que batizou de Engenheiro Vasco Azevedo Neto a ferrovia antes chamada de Oeste Leste. Ela afirmou que Vasco foi um agente transformador da realidade e, assim sendo, teve papel importante no projeto da Fiol. “Parte dos seus estudos já apontavam esta obra que hoje sabemos tão importante para a Bahia e o Brasil", afirmou
O coordenador do Conselho de Portos da Fieb, engenheiro e amigo falou família, Sérgio Faria, lembrou que Vasco Neto era de uma inteligência privilegiada, íntimo dos números e possuidor de vasta cultura e sensibilidade. "Se tivéssemos que resumi-lo com apenas uma qualificação, diria que foi acima de tudo professor. Especialmente pelo fato de que, no exercício da engenharia, estimulava os talentos dos que os rodeava no ambiente profissional", pontuou.
A deputada Maria Del Carmen foi aluna do homenageado e fez questão de falar sobre a sua experiência ao lado de Vasco Neto. "Ele foi o bandeirante do século XXI. Foi o paraninfo da minha turma de engenharia e em seu discurso nos disse os engenheiros precisavam ingressar na política e estar envolvidos nas decisões do país. Por coincidência, sou engenharia e estou aqui como deputada nesta Casa, buscando cumprir o que ele me ensinou", acrescentou.
Após receber a Comenda das mãos da deputada Ivana Bastos, Graça Azevedo, filha de Vasco Neto, agradeceu a homenagem prestada ao seu pai. Visivelmente emocionada, ela destacou o papel especial que o homenageado teve como pai e líder de uma família. “Meu pai era um exemplo de integridade, de fé, de sabedoria. Estava com a família nos momentos mais difíceis e nos ensinou a ver a vida através das lentes do amor e do humanismo. Ele nos deixou muito orgulho e o sentimento de que os grandes homens nunca morrem”, afirmou.
Ela também agradeceu a dedicação da deputada Ivana Bastos em levar adiante a homenagem. "A nossa família luta todos os dias para manter viva a memória do meu pai. Esta Comenda é mais uma conquista para o reconhecimento desta personalidade, deste profissional, deste pai, deste homem que viveu para oferecer o melhor para os semelhantes”, complementou.
A sessão foi prestigiada por diversas autoridades e representantes de instituições baianas, dentre eles o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, representando o governador Rui Costa. Também compareceram o presidente do CREA-BA, Marco Amigo, o presidente da Valec Engenharia, Walter da Costa Barbosa Filho, o presidente da Bahia Mineração, Cláudio Menezes, o diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, o diretor administrativo da APUB, Ubiratan Felix, o presidente do Instituto Politécnico da Bahia, Caiuby Alves da Costa, além de representantes da Bahiafarma, da Prodeb, e de outras instituições ligadas à área de engenharia e infraestrutura, além de familiares e amigos.