Na contramão da crise, a deputada Ivana Bastos apoia os investimentos da empresa CPX Baiana Mineração e Participações Ltda no município de Lajedinho – Chapada Diamantina. Para isso, a parlamentar se reuniu, na manhã desta terça-feira (07/02), com o governador Rui Costa, acompanhada do prefeito, Marcos Mota, do presidente do grupo CPX Brasil, Rodrigo Lara, e do diretor de Regulação do Inema, Leonardo Cruz, para apresentar o projeto de construção de uma unidade industrial ao chefe do executivo.
Segundo o presidente do grupo, a instalação da fábrica de cimento deverá gerar dois mil empregos durante a fase de obras e 200 empregos diretos após a construção. A empresa pretende fabricar cimento, concreto e argamassa, a qual atenderá as regiões que sofrem com problemas de abastecimento desses insumos para o seu crescimento.
Ainda em fase de licenciamento ambiental, o projeto é voltado ao desenvolvimento sustentável no município, já que a área escolhida para instalação da unidade encontra-se dominada por pasto degradado, com menor impacto sobre a vegetação. O protocolo de intenções para construção da fábrica já foi assinado entre o Governo do Estado e o Grupo CPX, durante a gestão do ex-governador, Jaques Wagner, e hoje, o grupo aguarda a conclusão do processo de licenciamento para início das obras.
Para Ivana Bastos, a instalação da fábrica mudará a história da cidade. “Vi de perto o sofrimento da população de Lajedinho, quando o município foi destruído pelas águas da chuva em 2013. Desde esse período, lutei ao lado do ex-prefeito Antônio Mário, e agora luto com o prefeito Marcos por melhores condições de vida para a população. Essa fábrica é símbolo de crescimento, de geração de emprego e renda. Os moradores precisam de viver com qualidade”, afirmou.