O município de Matina completa 28 anos de emancipação política neste 5 de abril. Para marcar a data, a deputada Ivana Bastos protocolou Moção de Congratulação na Assembleia Legislatuiva.
“Matina vem pavimentando seu caminho, tendo como principal meta a melhoria constante da qualidade de vida dos matinenses. Entre os principais pleitos do prefeito Jucelio Fonseca, e que nosso mandato tem envidado esforços para a execução dos serviços, está a iluminação do acesso à sede do município, incluindo o acesso ao Hospital Hermenegildo de Castro”, afirmou.
História – Matina tem origem numa Fazenda desmembrada pela família Azevedo, predominante na região até os dias atuais. Mais tarde, a vila foi elevada à condição de Distrito, criado com a denominação de Matas, pela lei municipal nº 41, de 14 de janeiro de 1921, ratificada pela lei estadual 1501, de 01 de agosto de 1921, subordinado ao município de Riacho de Santana. O distrito foi elevado á categoria de município com a denominação de Matina, pela lei estadual nº 4852, de 05 de abril de 1989, desmembrado do município de Riacho de Santana.
Localizado entre os municípios de Guanambi e Riacho de Santana, Matina vem se desenvolvendo e adquirindo novas alternativas que possam incrementar sua economia. A agricultura familiar predomina como força econômica, mas também temos uma produção de médio porte de algodão e da criação de gado de corte e leiteiro.