O município de Dom Basílio comemora, neste dia 07 de abril, 54 anos. Para marcar a data, a deputada Ivana Bastos protocolou Moção de Congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia. Na homenagem, a deputada lembra aspectos importantes da história da cidade, e celebra conquistas que têm ajudado a população a ter mais qualidade de vida.
Entre os aspectos históricos, a parlamentar lembrou que o município compõe o território do Sertão Produtivo do Estado da Bahia, e que seu nome homenageia o bispo católico Dom Frei Basílio Manoel Olímpio Pereira, natural da região. Foi inicialmente povoado em 1715, com a chegada de bandeirantes paulistas à procura de ouro. Em 1926, foi criado o distrito com o nome de Curralinho, mudado para Ibirocaim em 1943 e Dom Basílio em 1963.
Já na área econômica, a deputada citou que o município de Dom Basílio, vizinho ao município de Livramento de Nossa Senhora, tem ido muito bem com a produção em escala de exportação de manga e maracujá, se constituindo como um dos maiores produtores brasileiros dessas frutas. No momento a seca e o baixo preço dos produtos têm reduzido a produção e a exportação. Portanto, é de grande importância a interferência direta do estado para a manutenção e ampliação dessa produção agroindustrial, como forma de manter o desenvolvimento da região e a renda da população local.
A parlamentar também destacou aspectos políticos da cidade, como a recente eleição, para a gestão 2017 a 2020, do prefeito Roberval Galego. Segundo a deputada, o gestor tem imprimido ritmo acelerado em sua gestão, buscando novas obras e serviços para que a prestação de serviços seja de boa qualidade. “Nosso mandato tem incorporado os pleitos do povo de Dom Basílio que são trazidos ao nosso gabinete. E nesta data importante, reforçamos que continuamos atentos às demandas dos dombasilienses”, afirmou Ivana Bastos.