Após solicitação da deputada Ivana Bastos e do prefeito Roberval Meira, o município de Dom Basílio terá melhorias no Hospital Maternidade e assistência farmacêutica de qualidade. Os investimentos foram garantidos pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas durante uma audiência realizada na manhã de hoje (09/05). A deputada também garantiu uma ambulância para o município, através de emenda parlamentar de 2015. A reunião contou ainda com a presença do secretário de Saúde do município, Valmor Félix, e do prefeito de Lajedinho, Marcos Mota.
Hospital Maternidade
Na reunião, a parlamentar reivindicou a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos e materiais hospitalares permanentes para o Hospital Maternidade de Dom Basílio. O secretário informou que a primeira parcela será liberada com brevidade. O convênio, assinado em 2014, no valor de R$ 688 mil, contempla a aquisição de 24 equipamentos que garantirão um hospital mais moderno e com melhores condições de atendimento.
Ambulância
A deputada Ivana Bastos garantiu a compra de uma ambulância para o município, através de uma emenda da parlamentar do exercício 2015, que será utilizada pela administração municipal para transportes de pacientes. “Dom Basílio precisa desses investimentos para melhorar os atendimentos e o acesso à saúde no município. Desde de 2015 que coloquei essa emenda para aquisição da ambulância, e esse conjunto de ações como a compra dos equipamentos para o Hospital Municipal e a implantação da Farmácia da Bahia levará qualidade de vida à população”, destacou Ivana Bastos.
Farmácia da Bahia
Concebido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e administrado em conjunto pela Sesab, pela Bahiafarma e pelos municípios envolvidos, o Programa Farmácia da Bahia tem como objetivo fortalecer o processo de reestruturação dos serviços farmacêuticos em pequenos municípios do Estado. As unidades do programa oferecem armazenamento adequado para os medicamentos do município, além de contar com farmacêuticos para orientar a população, qualificando o atendimento aos pacientes do sistema público de Saúde.
Lajedinho
Ao final da reunião, o prefeito de Lajedinho, Marcos Mota, solicitou a construção de posto do Programa de Saúde da Família (PSF), já que o anterior foi destruído após as fortes chuvas que vitimaram o município. O secretário informou que o pedido deverá ser levado também ao governador Rui Costa para liberação de recursos.