“Os alunos de Dom Basílio sofrem com a falta de um colégio moderno, bem como de um espaço para a realização de atividades físicas”. Esse problema foi levado ao secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro pela deputada Ivana Bastos e pelo prefeito Roberval Meira, durante uma audiência realizada no último dia 23,
Segundo o gestor municipal, o sistema educacional está precário e o município precisa de um novo colégio Estadual, pois a única escola de ensino médio da Rede Estadual foi construída há mais de quarenta anos, e não possui espaço físico e estrutura adequada para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos. “Não temos quadra de esportes dentro do colégio e os alunos têm que se deslocar mais de 300 metros para ter as aulas de educação física em uma quadra externa à escola. Além da falta de segurança, os alunos ficam desmotivados, perdem o tempo correto da aula, dificultando os resultados das atividades”, pontuou o prefeito.
A parlamentar também reivindicou a entrega de um ônibus escolar para transporte de alunos da zona rural. “ O ônibus já foi liberado, mas precisamos que seja entregue ao município o mais rápido possível. O prefeito é um administrador muito competente e comprometido, e tem feito o necessário para garantir que os alunos tenham acesso à educação. Mas, o município necessita desses investimentos e de estrutura para melhorar o serviço”, afirmou Ivana Bastos.
O secretário informou ainda que levará a Dom Basílio o Mediotec. O programa dá prioridade à oferta de cursos técnicos em concomitância ao ensino médio regular para alunos matriculados em escolas públicas. A ideia é que os estudantes, ainda durante o curso, realizem estágios em empresas com carência de profissionais especializados.