Mais acesso à água para comunidades rurais do município de Tanque Novo foi garantido na tarde desta terça-feira (30), após uma audiência realizada com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto, a deputada Ivana Bastos e o prefeito Vanderlei Cardoso. A reunião foi solicitada pelo deputado Federal, Daniel Almeida.
Na audiência, foram liberadas a construção de 18 caixas para distribuição de água nas comunidades, a ampliação de 28.440 metros de rede de abastecimento de poços já existentes e a abertura de quatro poços artesianos.
As comunidades de Lagoa da Piabas, Papagaio, Várzea Surja e Sussuarana serão beneficiadas com a perfuração de poços artesianos, caixas d'água e rede de abastecimento. A localidade de Manoel Correia receberá a instalação do poço e caixa d´'água. Já as comunidades de Barauna do Norte, Cavalo Morte, Quinca, Gaspar, Pé do Morro de Nenzinho e Dourados serão contemplados com caixas para distribuição de água. Também será realizada uma extensão de rede na comunidade de Vereda do Toco.
Ainda durante a reunião, foram solicitadas ações para para conviver com a longa estiagem que assola o município, tais como: a barragem Itinerante, com finalidade de perenização do Rio Santo Onófre, e a construção de cisternas de captação.
Segundo a deputada, as medidas são essenciais para diminuir o sofrimento da população. “Estou muito satisfeita com o resultado da audiência, com a presteza do secretário em atender prontamente o nosso pedido. Sabemos das dificuldades dos municípios com a seca, e essas ações são fundamentais para melhorar a vida dos moradores”, afirmou Ivana Bastos.