Com uma forte atuação em plenário, a deputada Ivana Bastos efetivou um acordo com as lideranças do governo e da oposição e aprovou, na noite desta terça-feira (20/06), o projeto de lei nº 22.371/2017, de sua autoria, que institui, no calendário oficial de Eventos do Estado da Bahia, o Dia da Chapada Diamantina, a ser comemorado no dia 11 de abril. A parlamentar argumenta que a medida visa colocar a região da Chapada Diamantina ainda mais em posição de destaque no estado.
Na data, que passará a fazer parte do calendário oficial do estado, serão realizadas ações e atividades sustentáveis que promovam a história, cultura, artes, o ecoturismo e a educação ambiental nos municípios componentes da chapada. No projeto aprovado, essas ações passam a ser definidas em conjunto pelas secretarias estaduais de Turismo, Cultura e Meio Ambiente com a participação das entidades associativas da região.
“Queremos estimular a promoção da sustentabilidade turística, cultural e ambiental de uma região única, que agrega atrativos naturais a culturais, e fica situada no coração da Bahia: a nossa Chapada Diamantina. A história e a cultura da região tem tintas fortes e toda a sua exuberância natural e cultural merece muito mais atenção e ações dos poderes públicos”, ressaltou Ivana Bastos.
A matéria vai agora a sanção do governador Rui Costa para se transformar em lei. Ivana Bastos já está articulando com o governo para, em breve, anunciar oficialmente a lei durante uma visita à região, junto com o chefe do executivo baiano.
Ainda para a parlamentar, a data busca contribuir para uma maior conscientização e conhecimento sobre este patrimônio da Bahia, além de promover homenagens não só à beleza da região mas também estimular as tradições e cultura de sua gente.