O governador Rui Costa sancionou o projeto de lei que institui, no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia, o Dia da Chapada Diamantina. O ato foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado. A data deve ser comemorada anualmente no dia 11 de abril.
A proposta, de autoria da deputada Ivana Bastos, surgiu após a iniciativa de grupos populares e ambientais da região, inclusive com a veiculação de abaixo-assinado que percorreu 22 municípios da Chapada. “Abracei um sonho da população e juntos conseguimos torná-lo realidade”, comenta Ivana Bastos.
De acordo com a lei, durante o dia ora instituído serão realizadas, em todo estado, e especialmente na Chapada Diamantina ações e atividades sustentáveis que promovam a história, cultura, artes, o ecoturismo e a educação ambiental nos municípios componentes da chapada. No projeto aprovado, essas ações passam a ser definidas em conjunto pelas secretarias estaduais de Turismo, Cultura e Meio Ambiente com a participação das entidades associativas da região.
Segundo Ivana Bastos a Lei é um estímulo a promoção da sustentabilidade turística, cultural e ambiental de uma região. “A chapada é um local único, rico em belezas naturais, em história e borbulha cultura. A região fica situada no coração da Bahia e merece muito mais atenção e ações dos poderes públicos, um dos objetivos dessa lei”, ressaltou Ivana Bastos.