Notícias
Notícias
Notícias

Força da mulher baiana: deputada discursa pelo Brasil na IX Conferência do BRICS

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Força da mulher baiana: deputada discursa pelo Brasil na IX Conferência do BRICS
Ao representar a Bahia e Brasil na IX Conferência dos BRICS, na China, a deputada Ivana Bastos, vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (UNALE), fortaleceu a necessidade do diálogo entre as Cidades Irmãs para a promoção do desenvolvimento integrado e cooperado dos países membros. “Através das iniciativas do BRICS, o intercâmbio entre as nações em desenvolvimento poderá aumentar e ser mais interligado. Os benefícios poderão ser mais compartilhados e a pesquisa e a inovação poderão ser mais conjugadas”, disse Ivana Bastos. 
 
Entre os dias 08 a 16 de julho, o BRICS, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, realiza uma série de atividades na cidade de Chengdu, na Província de Sichuan, na China. Além de sediar a IX conferência, a China também assumirá a presidência do bloco. Aliado a isso, a Associação Internacional das Cidades Irmãs da China realiza o Fórum das Cidades Amigas dos BRICS e Cooperação entre Governos Locais com o tema “Desenvolvimento Interconectado, Inovação Conjunta e Benefícios Compartilhados”.

O evento reúne autoridades dos governos local e central, Legisladores, investidores e estudantes dos países membros para a promoção de entendimento, estabelecimento de cooperação, desenvolvimento de relações de irmandade entre cidades e intercâmbio de experiências.

Como a única representante do Brasil a discursar na conferência, a deputada Ivana Bastos deu destaque ao caráter lutador do povo brasileiro. “Neste país, que é o meu Brasil, vive um povo laborioso, criativo, alegre, acostumado a enfrentar dificuldades e a encontrar soluções para os problemas que surgem. A gente brasileira foi atingida, nos últimos anos, por fatores diversos que lhes tem dificultado a vida. Alguns desses fatores são internos e nós é que temos de superá-los. Outros são externos e só podem ser enfrentados em um contexto global”, afirmou.

A parlamentar ressaltou ainda que a crise que assola a economia mundial, a partir de 2008, tem cobrado um alto preço à economia do país levando-o a desindustrialização. “O nível de desenvolvimento do país ainda é precário e a desindustrialização que aí aparece é uma desindustrialização precoce, sintoma, não de um grande desenvolvimento, mas da falta dele”, considerou.

Representante também do Nordeste e da sua cidade Guanambi, a deputada não deixou de falar dos avanços do município na contramão da crise, dentre eles: abrigar o maior complexo de produção de energia eólica da América Latina, junto aos municípios de Igaporã e Caetité, pioneiros na futura implantação de um potente parque solar; o município também receberá os trilhos da Fiol. “A região do Brasil de onde eu venho é o Nordeste, de precário desenvolvimento. Dentro dessa região, a minha cidade, Guanambi, é conhecida como uma cidade de dinamismo acentuado, que busca o progresso e experimenta as novas tecnologias”, disse.

Ao final do discurso, a parlamentar reiterou que a jornada de progresso do país será fortalecida com as experiências correlatas que se processem no âmbito dos BRICS. “Para a minha cidade, Guanambi, para o Brasil e para os países em desenvolvimento, é uma esperança e um desejo ardente que o papel e a influência dos BRICS cresçam, propiciando maior intensidade no intercâmbio tecnológico, na pesquisa, inovação, comércio, complementação e nos benefícios mútuos”, frisou.
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital