O município de Candiba completa 55 anos de emancipação política e administrativa no dia de hoje (27) e a data foi celebrada na Assembleia Legislativa da Bahia, através de Mocão de Congratulações apresentada pela deputada Ivana Bastos. “Felizes estamos com mais um aniversário de Candiba, festejando novas obras e reivindicando muitas outras que num futuro próximo virão, para nossa felicidade e, principalmente, dos candibenses que agradece o trabalho desse grupo político forte”, afirmou a deputada.
Ivana Bastos destacou o trabalho ao lado da gestão municipal para garantir benefícios para o município. “ No município atuamos politicamente, com muito orgulho, junto com o ex-prefeito Reginaldo Prado com o atual prefeito Jarbas Henrique (PSD), nossos correligionários, além do vice-prefeito Nelbino Marques e demais lideranças que compõem esse forte e atuante grupo político”, destacou.
Ainda a deputada afirmou: “recentemente, tivemos a ótima notícia dada pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, da abertura da licitação para recuperação do trecho que liga o distrito de Pilões à sede do município, reivindicação antiga da comunidade e que agora vira realidade. Este ano, também, já entregamos uma ambulância para servir no hospital local”.
No texto, a parlamentar contou um pouco da história do município destacando que a origem desse importante município baiano, remete ao início do século XIX, quando escravos fugitivos das fazendas Santa rosa, Mulungu e Canabrava, localizadas no município de Palmas de Monte Alto, estabeleceram naquele local um quilombo, denominado de Mocambo. O distrito anexado ao município de Guanambi foi elevado à categoria de município, com a denominação de Candiba, pela lei estadual nº 1756, de 27/07/1962, desmembrado-se de Guanambi. Pela lei estadual nº 4026, de 13/05/1982, publicado no Diário Oficial de 14/05/1983, foi criado o distrito de Pilões, anexado ao município de Candiba.
“Nunca é demais reafirmar o nosso compromisso de luta para conseguirmos novas obras e melhores serviços públicos estaduais. Assim, o nosso mandato estará sempre à disposição desse povo hospitaleiro e trabalhador”, finalizou Ivana Bastos.