
Diante da publicação do Provimento Conjunto CGJ/CCI 07/2018 de 29/06/2018, que determina a desativação dos cartórios em distritos dos municípios de Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê e Seabra, na Chapada Diamantina; a deputada Ivana Bastos se reuniu com a corregedora Geral da Justiça, desembargadora Lisbete Teixeira, e com o corregedor das Comarcas do Interior, Salomão Resedá, na manhã desta segunda-feira (16), solicitando a permanência dos serviços nos municípios.
Segundo o provimento, assinado pela corregedora, serão desativados os cartórios do distrito de Olhos D'água do Seco, em Ibitiara; Iraporanga, em Iraquara; Afrânio Peixoto, em Lençóis; Guiné e João Correia, em Mucugê; Várzea do Caldas e Baraúmas, em Seabra.
Na ocasião, a deputada explicou a necessidade de manter os serviços cartoriais em pleno funcionamento, e encaminhou um ofício para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) destacando a importância dos cartórios para os municípios. “O encerramento das atividades acarretarão enormes prejuízos para os moradores, comerciantes e empresários da região. Se não houver possibilidade da permanência dos cartórios, solicitamos que haja pelo menos um posto de atendimento, no mínimo uma vez por semana para receber a população”, comentou.
Já a corregedora informou que avaliará a solicitação da deputada caso a caso, para que seja feito o melhor para a população, dentro das condições do TJBA. A reunião contou também com as presenças dos advogados Paulo Costa e João Pimentel.