A deputada Ivana Bastos participou, nesta quinta-feira (14), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), da Sessão Especial em homenagem à memória da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 14 de março de 2018, quando também foi assassinado Anderson Pedro Mathias Gomes, motorista do veículo em que a vereadora se encontrava.
A Sessão Especial intitulada “Vivas por Marielle” foi proposta pelos deputados Hilton Coelho (PSOL), a deputada presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Neusa Lula Cadore (PT), e a presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher, deputada Olivia Santana (PCdoB). A homenagem contou com a participação de parlamentares, lideranças, entidades, instituições do movimento social e popular.
Na ocasião Ivana Bastos ressaltou a importância de no dia em que se completa um ano em que a vereadora Marielle Franco foi brutalmente assinada, promover esse encontro com o objetivo de reforçar a necessidade de se obter respostas para esse crime bárbaro. “Precisamos dar nossa contribuição de clamar por justiça, cobrar respostas ao atentado contra essa mulher guerreira, atuante e defensora dos direitos humanos e da população mais vulnerável”, destacou.
Marielle Franco foi eleita em 2016 vereadora na capital fluminense pelo PSOL, obtendo mais de 46 mil votos, sendo a quinta candidata mais votada no município e a segunda mulher mais votada ao cargo de vereadora em todo o país. Na Câmara Municipal, presidiu a Comissão de Defesa da Mulher e integrou uma comissão composta por quatro pessoas, cujo objetivo era monitorar a intervenção federal no Rio de Janeiro, sendo escolhida como sua relatora em 28 de fevereiro de 2018. Era crítica da intervenção federal, assim como criticava e denunciava constantemente abusos policiais e violações aos direitos humanos.