Notícias
Notícias
Notícias

Ivana quer trazer iniciativas da Califórnia para a gestão do lixo na Bahia

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Ivana quer trazer iniciativas da Califórnia para a gestão do lixo na Bahia
Após participar da Missão Califórnia Lixo Zero, junto à delegação União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a deputada Ivana Bastos fez um balanço das atividades que aconteceram entre os dias 17 e 23 de março e destacou a necessidade de implantar na Bahia medidas para gestão do lixo no estado. “Foi uma semana de aprendizado e troca de ideias que queremos trazer para a Bahia”, afirmou a parlamentar. 

“A convite do Instituto Lixo Zero Brasil, observei de perto as boas práticas realizadas na Califórnia quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos. O estado é referencia mundial no assunto, que possui como meta ser lixo zero até 2020. Pra eles, é algo bem possível, pois atualmente apenas 18% da produção total de resíduos sólidos é enviada para os aterros sanitários”, contou Ivana Bastos.

Programação
Durante os dias, foram realizadas visitas técnicas, reuniões e palestras. A delegação conheceu todo o processo de gestão de resíduos sólidos do Giant Stadium; assim como vivenciou as atividades realizadas pela Cooperativa Recology Waste Zero. A Cooperativa centraliza a reciclagem de San Francisco. No local, 175 pessoas realizam a ação que separa e reenvia para as indústrias 650 toneladas por dia dos resíduos recolhidos das casas.

“Também visitamos o departamento de Reciclagem e Recuperação de Recursos da Califórnia (CalRecycle). Na visita, acompanhada do diretor da Associação Brasileira de Shopping Centers, Cátilo Cândido, verifiquei que as lixeiras dos shoppings garantem a coleta seletiva dos materiais para o melhor gerenciamento do lixo. Essa é uma das ideias que vamos incentivar no Brasil”, comentou. 

Já na visita ao Centro de Processamento de Resíduos Sólidos Davis Street – MRF, em San Leandro, Ivana conheceu o processamento e recebimento de 4.000 toneladas de resíduos por dia feito pela empresa. Os resíduos são divididos em residenciais, materiais de construção, orgânicos e de madeira. As instalações são projetadas para recuperar materiais para reutilização, reciclagem ou compostagem.

“Um dos locais que mais me encantei foi o Urban Ore Ecopark. Um espaço, criado na década de 90 que possui a filosofia de acabar com a era do lixo e pratica o conceito de reutilizar, recebendo e buscando materiais de quem não vai mais usar, revendendo a preços justos a quem ainda pode aproveitar os artigos”, contou Ivana. 

Na visita à Marin Recycle, a deputada constatou que 54% do material que a empresa recebe é reciclado e compostado. O descarte de material perigoso é gratuito. Já os recicláveis são comprado pela empresa. Para o restante é cobrado uma taxa. Os alimentos orgânicos são processados e transformado em energia, que é utilizado para atender todo o complexo.

“Conhecemos ainda o Programa de Reciclagem e Resíduos Sólidos da cidade de Oakland. A cidade implementa a política de Lixo Zero por meio de programas, planejamento, assistência técnica e educação. Este último é muito importante para a garantia do funcionamento dos programas. Também verificamos com o embaixador Pedro Borio, Consul Geral do Brasil em San Francisco, que o gerenciamento integrado dos resíduos é um conjunto articulado de ações que deve ser construído pela administração pública e a população”, explicou a parlamentar.

No Capitol da Califórnia, a parlamentar e a delegação da Unale Legislativos Estaduais ouviu todos os detalhes da legislação vigente desde 1989 no estado, a qual garante, dentre outros pontos, que 75% dos resíduos sólidos sejam desviados dos aterros.

Um dos momentos mais marcantes da missão, foi a participação na palestra Semana Lixo Zero. O evento dos EUA, que reúne organizações que tratam, de alguma forma, do processo de gerenciamento de resíduos sólidos e suas complicações sociais. A atividade contou com a participação do diretor do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.

“A Bahia é o segundo estado com o menor número de cidade que contam com um plano integrado para o manejo do lixo. Vimos diversas iniciativas da esfera pública e privada que modifica a ideia do que é o lixo. Após os conhecimentos adquiridos na Califórnia, estamos elaborando iniciativas que mudem essa realidade”, finalizou Ivana Bastos. 
 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital