“É motivo de muita honra e alegria fazer parte desse momento. Nós, filhos de Caetité, temos muito orgulho de ter na história da educação um caetiteense tão importante para a Bahia, o Brasil e o mundo”, ressaltou a deputada Ivana Bastos durante o lançamento do projeto "2020: Ano Anísio Teixeira", realizado nesta sexta-feira (12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), em Salvador.
A iniciativa, encabeçada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado (SEC) e demais órgãos estaduais, tem por finalidade promover uma série de atividades, eventos e produções para homenagear os 120 anos do educador, comemorados em 2020.
Para Ivana Bastos o projeto é um chamamento aos educadores, aos órgãos de governo, às instituições e todos àqueles interessados em reverenciar e pensar a obra de Anísio Teixeira, os seus ensinamentos e as importantes contribuições para a democratização do ensino. “Nada mais justo do que reverenciar esse grande ícone na história da educação não só do estado, mas do país”, destacou.
Ainda segundo a parlamentar, esse momento em que o governo busca valorizar a memória do educador, por meio de um processo de construção de um diálogo entre pessoas envolvidas com a história e com o legado de Anísio Teixeira, o mandato parlamentar aproveita a oportunidade para fortalecer ações pautadas em resguardar a história e os ensinamentos do mestre. “Como belo exemplo de espaço transmissor da memória do educador, destaco a Casa Anísio Teixeira, situada em Caetité, a qual tenho buscado apoio do governo para garantir investimentos que possam contribuir com significativo trabalho realizado”, destacou Ivana.